quinta-feira, 3 de abril de 2008

[subterfúgios da sociologia]

O professor Fábio ministrava suas aulas com mais paixão do que parecia humanamente possível.Tinha idéia formada e argumentava.

– A antropofagia só existe na arte. Mas efetivamente a arte não é a cultura. É só uma representação da realidade, uma representação utópica, por isso, dentro do campo teórico desnecessária. A menos que vocês sejam humanos [têm estomago pra isso?]. E o que faremos? Choremos pelo imutável? Tornemos o sofrimento suportável e o prazer venerável...

Os alunos tinham receio de tal figura. Figuras de linguagem e figura anti-humana: que projetava palavrões a todos os “sins”. Figura de aparência arcaica, apesar do corpo jovem. Suas gravatas estreitas e mal arrumadas era o que mais chamava atenção.
Curioso que quase todos os dias alguma coisa o sacudia de sua existência cheia de pó. No dia de seu pagamento, estava tentando conter os pensamentos hostis. Saiu do caixa eletrônico; logo um mendigo sacudiu a canequinha – Pelo amor de Deus – O professor sentiu uma propensão a jogar, naquele momento, sua vida pelos ares, dar todo seu salário a ele, depois pagar o aluguel com esperma... esperma. Passou por seus pensamentos a idéia de dar um chute ou uma bela defecada na canequinha.
E o dia seguiu.
Mais tarde na aula, Carla o questionou. Primeira vez em semanas: não contendo a euforia Fábio caminhou até ela batendo palmas em câmera lenta.

– Queremos o fim. E o senhor o que diz? O que faz com isso tudo, cria suas próprias leis – disse Carla.
– Eu simplesmente vivo meu bem. O que mais eu poderia fazer? Subverter leis como você sugere... e se eu te dissesse que lei: é uma grande utopia. E muito mais que isso são obsoletas.
– E qual é a conclusão?
– Já disse. Lei é utopia e utopia é lei: o caos. É isso que estou dizendo ora! Se leis em todos os aspectos são para serem seguidas o que acontece então? Não existe. Pergunta; Se para toda regra há uma exceção, qual a exceção desta? Resposta; Exceção é a única regra. E mais... o que acontece se eu infrinjo uma lei. Aqui e agora... Gostosa!!! Quero te lamber toda! Uh... que cara de espanto... Deixa eu te dizer minha linda: os carros também batem quando estão no piloto automático. Os músculos tremem involuntariamente, os músculos tremem em todas as situações... E você. Ainda quer saber a solução?
– O senhor é louco...
– E a senhorita é normal. Normal.

Nenhum comentário: